20 de jul. de 2014

Pokémons Favoritos: 1ª Geração - By Vinix

E ai pessoal! É eu sei, já faz um tempinho que não posto no blog... Bom, uma hora o rio das ideias seca, né?

Mas resolvi falar de quais Pokémon eu mais gosto, e para não ficar tão grande, decidi dividir por geração.

Eu sei, eu sei... Me parece uma ideia muito babaca querer falar dos meus gostos e isso dificilmente é um interesse do publico. Percebi isso quando o post "Personagens de Games - Os Favoritos de Vinix" foi um dos MENOS visualizados no Blog e o MENOS republicado no Alvanista (Não, não acho que o motivo disso tenha sido o jogo do Brasil na copa naquele dia).

 Mas embora não seja lá algo muito chamativo ou de interesse da pessoas, acho que eu me saio melhor falando de algo que eu gosto do que algo mais avaliativo. Claro, não vou ficar fazendo isso sempre, mas toda vez que eu tiver a ideia para listar algo assim, acho que seria legal eu fazer, e vai que o que eu gosto bate com o que você gosta? Não seria legal notar que não é o único que pensa de tal jeito? Então espero que não vejam esse tipo de post com maus olhos.

Bom, como hoje vamos falar da primeira geração... Kanto, protagonista Red, Equipe Rocket... Aquela região que foi a primeira para muitos e os Oldfags acham que é a única melhor junto de Johto e acham que só os Pokémon daqui prestam... Bom, deixa eles, né? Não estou aqui para critica-los.

Sem mais enrolação, vamos a listagem:

Squirtle - Wartortle - Blastoise



Ahá! Aposto que você achou que seria a linha do Charizard aqui, não é mesmo?
Eu gosto do Charizad, mas nem de longe está entre meus favoritos.

Azul sempre foi minha cor preferida, então na hora de jogar uma das versões, eu sem pensar duas vezes acabei escolhendo a versão Blue.

Mas não acho que somente isso me levou a escolher a linha do Squirtle como inicial. Ora, eu poderia simplesmente jogar a versão Blue mas começar com Bulbasaur/Charmander. Acho que outros fatores me levaram a simpatizar com a pequena tartaruga...

Em primeiro lugar, o episódio do Esquadrão Squirtle no Anime Pokémon é um dos que eu acho mais engraçado. Uma comédia que provavelmente nunca mais veremos no anime (Visto que ficou bem bobinho). Eu curti muito aqueles Squirtles Swagger e como foi o desempenho deles para deixar a vida do Ash de cabeça para baixo naquele episódio.

Mas também há a influencia de que... Se não me engano, em alguma promoção de salgadinho, eu consegui uma pequena cartinha com ilustração do Wartortle, e acabou sendo o único da promoção que eu consegui, então eu tive um certo apego pelo Pokémon. Infelizmente a cartinha foi BRUTALMENTE destruída em uma briga entre meus tios. Quando fui ver, já estava picotada em mil pedaços... Pobre Wartortle... Nunca irei te esquecer. (?)

E por ultimo, o que determinou a linha do Squirtle como meu inicial fixo, foi uma tentativa de zerar as 3 versões (Green, Red e Blue) com os iniciais de suas capas. Bulbasaur eu meu sai com um desempenho péssimo e sempre perdia uma batalha com ele, Charmander se saiu um pouco melhor mas ainda tinha dificuldades nos dois primeiros ginásios, e Squirtle foi o inicial que me fez zerar o jogo no meu tempo recorde, passando facilmente os líderes de Ginásio e Elite 4.

Rattata

Eu sei o que deve estar pensando... Que eu devo estar tirando uma com a sua cara, né?

Por incrível que pareça... Não, isso não é brincadeira. Eu sei que Rattata é um péssimo Pokémon, conhecido como um dos mais buchas e um grande alvo de Memes, graças ao Youngster Joey e seu TOP PERCENTAGE RATTATA!

Mas eu... Acabei simpatizando com o pequeno ratinho roxo. Visualmente não acho ele muito ruim e até imagino ele como um comum Pokémon domestico para as pessoas. Até lembro que a única vez que eu nomeei um Pokémon (Sim, eu normalmente deixo o nome normal do Pokémon mesmo, ao invés de dar um apelido) foi para um Rattata, e eu nomeei ele de......... Ninovaldo.
Sim, eu sou péssimo de apelidos, por isso é melhor que eu nunca mais faça isso.

Mas se existe algo que eu não gosto no Rattata é sua evolução. Como um bichinho desses se transforma numa ratazana feia do caramba? O cara na GameFreak que fez isso (Possivelmente Ken Sugimori), deveria apanhar mais na infância dele para evitar esse tipo de coisa.

Eu nunca deixo meu Rattata virar um Raticate. Se for preciso completar a Dex, eu capturo outro depois só pra isso.

Raichu

Eu sempre fui um cara meio clichê. Sempre tinha como objetivo ter meus favoritos meio próximo a de um protagonista. Na época que não tinha conhecimento de Red e etc, a única imagem de protagonista de Pokémon que eu possuía era o Ash Ketchum, triste né? Mas sei que você já passou por isso também.

Mas eu nunca gostei do Pikachu, nada nesse mundo me levou a simpatizar com o rato elétrico, até mesmo antes de eu descobrir a verdade sobre ele.

Então o mais próximo de um Pikachu que eu poderia simpatizar foi o Raichu, e de fato, eu gosto muito do Pokémon e junto de Dragonite estão no topo dos meus favoritos na primeira geração. Além disso, Raichu em diversas cenas sempre teve uma cara de badass ao invés da expressão retardada do Pikachu.

Golduck

Não sou muito chegado ao Psyduck, alívios cômicos dificilmente entram como meus favoritos. Mas em algum ponto, a evolução dele me chamou a atenção.

Eu realmente não consigo me lembra o que exatamente fez eu escalar ele como um dos meus preferidos na época. Talvez seja porque é um pato azul com cara de "radical"? É, pode ser que tenha sido isso...

Mas eu realmente acho Golduck bem estiloso e independente de qual motivo eu tenha gostado dele na infância, acho que foi merecido.

Growlithe



Sim, o pequeno cãozinho da primeira geração também é um dos meus favoritos. Bom, Growlithe era o mais próximo de um cachorro que se tinha na época e é um Pokémon que simboliza bem o senso de justiça, visto que é sempre usado como cão de guarda e acompanha alguns policiais.

Mas você deve estar se perguntando... E o Arcanine? Arcanine é um maldito Pokémon que ferrou com a minha vida em um RPG de Pokémon, como quer que ele seja meu favorito? Sério, ele roubou meu par romântico na história! Não me pergunte como!
Eu detesto o Arcanine tanto quanto eu detesto Elfos, Valquírias e Draconianos que ferraram minha vida em um outro RPG.

Mas não tenho nada contra o pequeno Growlithe e gosto de usar ele, mesmo que não fique tão forte quanto sua evolução.

Poliwhirl


Pode parece, mas não, o motivo de Poliwhirl ser um dos meus favoritos não tem nada a ver com o fato dele ter sido o primeiro Pokémon do Red no Mangá. Isso foi apenas uma agradável coincidência.

Acho que o motivo de eu gostar tanto do Poliwhirl é que ele tem uma aparência caricata em um estilo que me agrada. Quando eu era menor eu vivia imaginando ele saindo da Pokébola, dando um grande salto enquanto toca uma musiquinha temática pastelona no fundo. Pode parecer bobo, mas eu achava sensacional imaginar isso com ele.

Eu não tenho nada contra a pré e as evoluções deles. Gosto delas também, mas somente esse rapaz se destacou para mim.

Ponyta - Rapidash


Ponyta foi um dos Pokémon que eu acabei gostando sem nenhuma influencia. Na verdade eu acho muito legal a aparência de cavalo de fogo. Rapidash também entrou na minha lista de favoritos por chamar minha atenção tanto quanto Ponyta.

Por algum motivo eu sempre vi esse Pokémon como fêmea, e isso novamente sem qualquer referencia externa (Diferente de Lapras e Chikorita que sempre vi como fêmeas por causa dos Pokémon do Ash). Mas imagina andar em cima de um Pokémon desses? Pena que você é capaz de virar carvão quando fizer isso. haha

Farfetch'd


Sim, o patinho mais esquecido da Game Freak que precisa imediatamente de uma evolução, é um dos meus favoritos... E acredite, ele está acima da grande maioria dessa lista. Abaixo somente talvez de Raichu, Dragonite e a linha do Squirtle.

Farfetch'd não só é um esquecido sem evolução, como também é alvo de muitos cozinheiros do mundo Pokémon que apreciam a carne da pequena ave, o que faz o Farfetch'd ser um Pokémon com perigo de extinção.

Mas porque eu gosto de um Pokémon com tanta má sorte assim? Ora, olhe para ele! É um pato badass que da uma de samurai com uma cebolinha! Não importa se ele é fraco, eu respeito demais esse rapaz. E sempre dou o Fly para ele... Como eu sou capaz de voar em cima de um Farfetch'd? Não me pergunte.

Haunter


Não são muitos Pokémon fantasmas que eu gosto. Talvez porque eles normalmente são mais bizarros do que realmente legais visualmente.

Mas Haunter é diferente, ele parece realmente um fantasma com a intenção de te assustar. E ainda por cima tem um design MELHOR que sua evolução. Vamos ser sinceros... Gengar é menos fantasma que Haunter em aparência...

Hitmonchan


Da dupla "Hitmon" (Não tinha o Hitmontop na época), eu tenho uma preferência muito maior pelo Hitmonchan.

Primeiro porque eu tenho mais preferências por Socos do que Chutes. E segundo porque foi um grande fã do Jackie Chan. Nada contra o mestre Bruce Lee, eu o respeito muito. Mas Jackie Chan é o único artista que eu possuo uma leve confiança (Sim, eu não confio em artistas. Tenho na minha mente que eles são pessoas de duas caras que ganharam tanta fama que acham que não precisam mais respeitar as pessoas em sua volta).

E acho muito legal imaginar um Hitmonchan usando vário socos elementais como Soco de Gelo, Soco de Fogo, Soco de Trovão e por ai vai...

A única coisa que não gosto dele, é que aparentemente, Hitmonchan usa uma saia. Isso é um pouco estranho...

Rhydon


Rhydon é outro Pokémon que eu curto muito. Lembro que encontrei uma miniatura dele (Daqueles que vinham no Guaraná ou naquelas paradinhas que tinha que botar moeda de 5/25 centavos. Hoje em dia 50c ou 1 real...) enterrada na areia de uma praia. Sim, não sei como isso foi possível... Mas consegui esse feito.

Nunca achei sua pré, Rhyhorn, lá grande coisa... Talvez por ser tremendamente simples que chega até a ser sem graça, mas Rhydon deu detalhes que me agradaram muito.

Mr. Mime

(Sim, imagem aleatória do anime. Pois procurar uma fanart desse rapaz que não seja assustadora é tenso...)


Mr. Mime era um dos poucos psíquicos favoritos meu na primeira geração. Eu sempre achei esse mímico um cara bem engraçado e divertido, talvez por isso eu acabei gostando dele mais do que a linha do Abra.

Venho dizer que, não, eu não gostei do fato dele ter se tornado meio Fairy. Na verdade a coisa que eu mais temo nessa vida é se um dos meus favoritos de alguma forma se tornarem Fairy (Gardevoir não conta, aquilo claramente seria Fairy), infelizmente Mr. Mime foi vitima do type frufru com purpurina que injustamente e sem lógica alguma é imune a Dragon... Ok, Ok, parei com o Hate. hehe

Tauros


Esse touro bravo e valente também entrou para a minha lista de favoritos.

Eu acho que eu gostei do Tauros desde que o vi pela primeira vez. É um Pokémon que exibe uma imagem de força e valentia. É uma pena que até hoje ele não recebeu uma evolução ou uma pré. (Embora eu ainda acredite que Bouffalant era para ser sua evolução, e só não aconteceu porque a ideia foi sacrificada em favor de uma geração sem evoluções e prés de outros já existentes em sua lista).

Lapras


Lapras, um Pokémon bem conhecido por ser usado como um veiculo marinho.

Como eu disse lá atrás, Lapras é um dos Pokémon que eu sempre vi como Fêmea, talvez o Lapras fêmea do Ash tenha sim, influenciado nisso.

Mas quando eu era bem menor, também achava que Lapras era a evolução final da linha do Dratini e não o Dragonite. Ah, vai me dizer que não faz sentido visualmente?

Mas eu realmente gosto do Lapras, é um Pokémon visualmente bonito e também forte.

Ditto


O que falar dessa criaturinha? Ditto é um dos Pokémon mais chamativos da primeira geração e tem como única função ser uma criatura capaz de copiar a aparência de outros Pokémon.

Ele é alvo de várias teorias e coisas bizarras (Como Fanarts) por ai... Eu particularmente sinto falta da Game Freak querer criar criaturas únicas e diferentes visando mais essa imagem de individualismo para o Pokémon do que simplesmente ir criando apenas para ter moves variados para competitivo.

Ditto não é lá um bom Pokémon para o competitivo, mas isso não importa, ele é especial e único e acho que isso acaba valendo muito mais pra mim.

Jolteon


Das três Eevolutions da primeira geração, minha preferência fica com Jolteon. Ele é visualmente o melhor pra mim. Sei lá, Vaporeon tem um... rabo de peixe... bizarro. E Flareon Has no Moves.

Já Jolteon eu curti bastante e é sempre minha escolha quando estou jogando em Kanto.


Porygon


Acho que muita gente conhece o Porygon. Principalmente pelo incidente no anime que ele foi injustamente acusado de causar.

Acho Porygon um dos Pokémon com o design mais chamativo e interessante, junto de suas evoluções.

Lembro-me que minha irmã chamava ele de Patinho Feio, mas nem sei se ele é realmente um pato... Mas é interessante um Pokémon criado por humanos que não seja lendário (Mewtwo e Genesect).

Aerodactyl


Bom, eu não acho a linha do Omanyte grande coisa, e não que eu não goste da linha do Kabuto mas também não chega a ser meu favorito.
Mas esse cara sim, Aerodactyl que é um dos Pokémon pré-históricos acabou se tornando um dos meus favoritos também. Ele é visualmente o melhor do grupo nessa geração e talvez por isso eu acabei preferindo ele.

Snorlax


Snorlax é outro dos Pokémon que eu mais curto em Kanto. Ele pode ser preguiçoso e dorme a maior parte do tempo, mas é realmente um grande exemplo de força. Ele é normalmente o cara do meu time que aprende Strength (Já deu para entender que eu faço um time só e divido os HMs entre eles, né? Nunca curti essa parada de HM Slave, acho cruel e com muita falta de senso de imersão na aventura do jogo).

Não curto muito a pré dele, talvez por não se parecer tanto com um Mini-Snorlax como deveria.

Articuno


Finalmente chega um lendário na lista. Dos três pássaros, Articuno com certeza é o que eu mais gosto. E eu sempre o vi como o principal do trio (Embora exista uma certa imposição de que é o Moltres).

Acho que Articuno é o mais bonito visualmente, Zapdos tem uma aparência muito desajeitada e acho Moltres bem "mais ou menos". E eu não digo isso só porque ele é um pássaro azul heim.

Dragonite


E finalmente chegamos nesse rapaz. Dragonite é com certeza, junto de Raichu, meu Pokémon preferido de toda essa lista.
Eu também gosto de Dratini e Dragonair claro, mas não encontrei fotos boas dos três juntos o Dragonite está BEM acima em preferência.

Como o primeiro "Pseudo-Lendário" de todos e o mais poderoso pokémon Dragon até então na geração (Afinal, só tinha a linha dele), Dragonite simboliza pra mim o conceito de "o mais poderoso", estando abaixo somente dos lendários.

Eu sei que muita gente critica o fato dele ser completamente diferente de suas pré-evoluções. Alguns até associam ele com o Barney dizendo que ele não é tão belo quanto Dragonair e Dratini. Mas eu não acho isso, embora de fato sejam muito diferentes, ainda acho Dragonite um Pokémon de aparência muito foda.

E quanto ao fato dele perder para o Fairy? Vou te falar onde enfiar esse Fairy... Ok, não vou porque a conduta do Blog não permite. Mas já consegue imaginar meu discurso sobre isso, não é mesmo?

Mewtwo

(Hadouken!)

E não podia faltar o grande lendário mais modinha de todos e que é dublado pelo grande Guilherme Briggs.

Eu gosto do Mewtwo e gosto de como ele foi um dos lendários mais bem trabalhados em seu Background, tendo uma vasta quantidade de conteúdos pelas mídias na franquia que se focam nele. Mas claro, ele não é meu lendário favorito (Esse vocês vão ter que esperar para ver em outras postagens). Mas é um ícone a ser respeitado, pois por um tempo, foi o mais temível dos lendários, bom, suas novas formas Mega levaram ele pro alto de novo, então ele ainda é um lendário a ser destacado pela sua forma incrível.

---

E é isso pessoal. Esses são os Pokémon que se tornaram meus favoritos na primeira geração e que eu faço questão de capturar quando estou jogando em Kanto.

Qual seria meu time de 6 Pokémon usando essa lista? Bom, seria: Blastoise, Raichu, Farfetch'd, Porygon, Snorlax e Dragonite.

Péssimo para o competitivo? Sim, mas o importante é que eu vou estar usando aqueles que eu gosto na minha jornada. Pensar num time competitivo só depois de zerar.

E é isso pessoal. Provavelmente semana que vem eu trago a lista de Johto. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário