17 de mai. de 2014

Desmitificando o Pikachu em 5 etapas.

Olá pessoal, sou eu novamente!
Ok... Você deve estar se perguntando, porque eu vou falar sobre algo assim?

Sim, eu realmente não gosto do Pikachu. Mesmo que eu seja fã do personagem Red e um dos Pokémon principais dele ser um Pikachu no Mangá. Curiosamente eu gosto bastante do Pichu e do Raichu.

Não estou dizendo que após ler isso você vai odiar o Pokémon ou que eu quero que você o odeie. A intenção é apenas... desmitificar o famoso e amado mascote da franquia.

O que você achará dele após ler isso dependerá de si mesmo. Vamos começar?






1- Ele não era para ser o Mascote.

Sim, isso mesmo que você leu. Sua vida toda era uma mentira? Pois é...

Mas essa é a verdade, o Pokémon Pikachu não foi criado com a intenção de ser o mascote, e não falo de uma época antes dos games serem lançados ou do anime ser exibido, falo que por um certo período da franquia já existente, o rato elétrico não tinha o papel de mascote.

Para quem não sabe, a ideia inicial da franquia era fazer Clefairy ser o mascote. Tanto que é por isso que o primeiro Mangá da franquia, Pokémon Pocket Monsters, possui Clefairy como Pokémon principal do treinador Red.



Contudo, Clefairy não chegou a ser oficialmente o mascote, essa era apenas a ideia antes dos games serem lançados.

Com o lançamento dos games da primeira geração, foi definido que os mascotes seriam os iniciais, que naquela época também eram aqueles que apareciam na capa do jogo. Justo não? Embora Pikachu seja o mascote atualmente, essa ideia ainda se mantém um pouco com os Pokémons na capa serem os "mascotes" da geração, enquanto Pikachu é o mascote geral.

Mas como Pikachu se tornou mascote se essa não era a ideia?
Bom... Tudo se deve ao fato de que Ash não escolheu Bulbasaur... nem Charmander... nem Squirtle...
Ele escolheu o Pikachu!

(Se ele tivesse acordado mais cedo... As coisas seriam diferentes)

Ok, nós sabemos que não foi beeeem uma escolha, e sim uma "falta" de escolha, mas me entenderam.

Não sei exatamente qual foi o critério para o roteirista, Takeshi Shudo, escolher o Pikachu para estrelar ao lado de Ash. Preferência pessoal?Talvez.
Mas com certeza o motivo de não ser um dos iniciais foi para que o Anime não puxasse sardinha de nenhum dos três, afinal, o jogador tem que escolher por si só, não é mesmo?

De qualquer forma, a fama do anime e consequentemente de Ash e Pikachu fez a Game Freak decidir que seria melhor para a franquia, que Pikachu, por sua fama, fosse o mascote geral. E assim a coisa foi feita.

Ou seja... Se Ash tivesse pego um Magikarp como inicial. Hoje teríamos um peixe com Splash como mascote geral da franquia. Legal isso não? *Sarcasmo*



2- Ele não tem nada de especial.


(O que você vê é o que você tem. Nada mais, nada menos.)


 Vou ser sincero... Ver os lendários nas capas atuais como mascotes de geração me passa uma ideia muito legal. Afinal de contas, cada lendário tem uma representação na natureza do Mundo Pokémon e jogar tal versão te faz sentir que escolheu aquela "representação".

Até mesmo os mascotes da primeira geração que era Blastoise, Charizard e Venusaur tinham aquela ideia de que eles são aqueles com qual você inicia sua jornada em Kanto, eles são os iniciais e seus primeiros parceiros e eles vão crescer e ficar fortes como aqueles que estão na capa do jogo.

Um mascote ter algo de especial POR ele ser o mascote é muito legal. Mas não é o caso do Pikachu...

Como já dito ali em cima, Pikachu não era para ser o mascote então consequentemente ele... Não tem nada de especial.

Digo... Ele é um Rato Elétrico, numero 25 da National Dex que podia ser encontrado na Viridia Forest... Só. Pikachu era (E ainda é) literalmente um Pokémon comum. Ele não tem nada demais.

Ele nem mesmo tem algo de muito interessante em suas descrições na Dex e nem mesmo possibilidades legais como Ditto ser um clone do Mew que não deu certo. Ele é só... o Pikachu. Nada mais, nada menos.

3- Ele não é forte.

Não se iludam com a "força" do Pikachu no Anime (Que diga-se de passagem, é bem oscilante).

Pikachu não é lá um exemplo de força nos jogos.
Você zerou seu Pokémon Yellow só com o Pikachu que não pode evoluir? Meus parabéns, mas ele ainda é fraco.

 (Vencer de um Regice? Empatar com um Latios? Só com uma A.I. bem fraquinha no jogo e olhe lá...)

Seus Status são baixos e ele só é eficiente em batalhas competitivas se você tiver um Light Ball, um item eficiente para ele segurar. Mas sem isso, ele é um peso morto completo em seu time. E mesmo com o item é preciso garantir que o time que você possui seja o suficiente para dar apoio na estratégia usada com esse Pokémon fraquinho.

Olha, eu adoro o Raichu mas nem ele é um exemplo de força, quem dirá sua pré-evolução...



4- Ele sempre está onde não deveria.

Procurando aquela Artwork oficial com as Eevolutions? Encontrou? Mas tem algo de errado no meio?
Deixe-me adivinhar... Tem um PIKACHU no meio da imagem, certo?
Imagino que eu acertei...

Algo de dar ódio é que Pikachu por ser o "mascote" está enfiado até em imagens "temáticas". Você vai encontra-lo no meio de um monte de Eevolutions sem qualquer explicação racional... A menos que ele seja um Eevee e eu não estou sabendo.

(Flareon, Umbreon, Vaporeon, Eevee, Pikachuteon, Sylveon, Espeon, Glaceon, Leafeon e Jolteon)


Ou em uma imagem sobre iniciais, sempre com Grama, Fogo e Agua... Mas ai está um Pikachu elétrico enfiado no meio estragando o combo, só porque você começa com ele em Pokémon Yellow, que diga-se de passagem, é um Special Edition. Tanto que você não inicia com Pikachu nos Remakes (Não, não é porque os Remakes equivalem a Red e Green, se fosse isso, HeartGold e SoulSilver não teriam a perseguição com o Suicune do Crystal).

(Pikachu: Vim acabar com essa zoeira de só Grama, Agua e Fogo. Huehuehue)

Também tenho problemas de achar imagens "limpas" do Red sem o Pikachu, pois 99,9% delas tem um Pikachu ali pendurado nele. Espero que com Pokémon Origins, isso diminua.

5- Ele não pode ser culpado dos incidentes por ser o mascote.

Se os quatro motivos acima não te convenceram, então te darei essa. Lembra daquele incidente no Japão onde um episódio do Anime Pokémon causou convulsões em mais de 600 crianças que assistiam ao episódio? É provavelmente o acontecimento mais polêmico do anime.

Muitos lembram desse episódio pelo aparecimento do Pokémon Porygon e muitos erroneamente acreditam que foi esse Pokémon que causou a tragédia e por isso foi banido do anime junto de suas evoluções.

Mas estão errados...

Porygon é totalmente inocente. O que causou o incidente foi um dos ataques elétricos do Pikachu. Porem, ele é o mascote, é o Pokémon conhecido... E não pode ser banido do anime. Mas ALGUÉM tem que levar a culpa, não é mesmo?
Então quem leva a consequência é o Pokémon tema do episódio: Porygon.

(Porygon: Mas eu não fiz nada...)


O Pokémon e suas evoluções: Porygon2 e Porygon-Z, foram banidos do animes com a desculpa de não relembrar as pessoas daquele acontecimento traumático. Mas tenho certeza que os traumatizados lembrariam que na "hora" foi o Pikachu que causou aquilo. Pois é né...? Salvou pelo seu papel na franquia Rato elétrico.

(Pikachu: Se fode ae, Porygon)

Bom, isso provavelmente é tudo o que eu tenho a dizer sobre essa figura que é muito idolatrada sem muitos motivos convincentes, apenas por ser o mascote ou por ter um papel de protagonismo no anime.

Eu não espero que as pessoas parem de ter o Pikachu como Pokémon preferido, nem nada do gênero. Mesmo não tendo nada de especial ou não sendo forte, usar o Pokémon que você gosta de forma casual e não por força de estratégia eu acho bacana, eu sempre faço isso.

Mas verdade seja dita... Se você gostava do Pokémon porque ele parecia o "bam bam bam" do Anime, melhor rever um pouco os conceitos...

E ficamos por aqui pessoal, até semana que vem. \o

3 comentários:

  1. Gostei do que vc falou,tinha coisas que nem eu sabia...e olha que eu sei bastante coisa de pokemon viu...acho que eu era uma das poucas pessoas
    que ate mesmo quando pokemon tava

    no seu auge no anime...eu ainda s nunca fui mto fan do pikachu,so achava um pokemon lg no maximo,mas vendo oque vc escreveu,fiquei bem decpcionado com o pokemon mesmo sabendo que nunca achei la essas coisas,mesmo infelizmente sendo mto querido pros fans de pokemon ou do proprio pikachu mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, poucos sabem dessas coisas. Como eu disse, a intenção nem é realmente fazer alguém deixar de gostar do Pokémon em si, mas sim mostrar que ele não é tudo aquilo que muita gente acredita. Pikachu não é nenhum Pokémon especial para o cargo que possui.

      Excluir
  2. vou continuar amando ele (DESCULPE MAS NÃO DÁ PRA PARAR DE AMAR ELE ESTÁ ALÉM DAS MINHAS CAPACIDADES)

    ResponderExcluir