2 de mar. de 2014

Mitologia Pokémon - Pokémons Lendários - Parte 1.


 Olá, meus Queridos, como vão seus carnavais?
 Eu suponho que não muito bem já que estão lendo esse blog. Mas já que está aqui, agarre um belo copo de Pepsi e leia sobre a mitologia dos lendários Pokémons.



 Pokémon é uma franquia bem... Diversificada, ciência, mitologia japonesa, além de outros meios culturais são usados de base para a criação de seus Pokémons, e em específico, os lendários, recebem muita influência disso, afinal, são lendários por um motivo. E então, decidi separar esses artigos para explicar cada um para você, caro leigo, que gostaria de saber de que culturas, mitos e lendas esses lindos seres são baseados.

 Vou fazer esses artigos em base de Hierarquia decrescente, indo desde o "Deus Pokémon" até os que não tem um mito específico, até o Heatran.
 Sim, eu não ligo pro Heatran, mas pra não ficar incompleto, bora botar ele aqui, né. Vamos começar!


Arceus
 E começamos por ninguém menos do que o grande deus Pokémon, Arceus! Criador de todas as coisas e seres do universo Pokémon! Certo? Certo?!

 Certo.

 Arceus é conhecido com o "O Original" dos Pokémons, e criou com seu poder a região de Sinnoh e o conhecido "Trio da Criação", assim como o Trio de Guardiões do Lago, de quem falarei mais a frente. Ele criou esses 6 Pokémons e potencialmente o universo inteiro. Arceus tem a habilidade de se transformar em qualquer tipo conhecido, afinal, ele que os inventou, seu nome é baseado na palavra grega "Arkhe" que simboliza "Começo" e obviamente, "deus" que é feito para representar sua imagem de poder e criação. Seu golpe "Judgment" mostra sua onipotência e seu poder de destruição.

 Apesar de não gostar dele pelo design mesmo e pelo que ele tenta representar, eu tenho respeito por não ser só por titulo, realmente ele é incrívelmente poderoso, e mantém estável a relação dos lendários, já que é o pai deles, e afinal, sem ele não teriamos nossos monstrinhos queridos, não?

 De qualquer forma. Quando Arceus decidiu que tava sem graça a zuera sozinho, ele decidiu criar três Pokémons para ajuda-lo a criar o univeso Pokémon, novamente, o Trio da Criação, esse trio é formado por:

                               1 - Dialga
 Dialga, um dos membros criadores do universo Pokémon, e representante do Tempo. Ele cria, cuida e manipula o tempo para criar a ordem cronológica do universo Pokémon, é representado pelo Diamante, afinal, sua versão de Game tem o mesmo nome. Seu golpe Signature. "Rugido do Tempo/Rugido Temporal", que distorce o tempo pra não só esmagar qualquer chance que você tenha de vencer, mas ainda te pausar no tempo, pra poder te bater um pouco mais, foi feito justamente pra mostrar o controle temporal de Dialga. Dia vem de... Dia mesmo. Referência espanhola/portuguesa pra Day. (Dia, pra nós, sendo uma referência ao "Dia", unidade de tempo) e Ga seria uma corrupção do "Gão" de Dragão. Seu tipo Dragão vem do fato de todos do Trio da Criação serem Dragões, e seu segundo tipo Steel vem possívelmente do metal usado em relógios ou até mesmo na dureza dos diamantes por seu corpo.

 Dialga é um dos meus lendários favoritos e meu favorito do Trio, sempre gostei do seu design baseado em um dinossauro, misturado com esses diamantes e seu diamante no centro, sempre foi uma combinação muito bonita pra mim, sem contar que esse cara CONTROLA O TEMPO!
...
 E é um DINOSSAURO.
...
 UM DINOSSAURO QUE CONTROLA O TEMPO!
...
 Sem mais, meretíssimo.



2 - Palkia

 Palkia, mais um dos dragões criadores, dessa vez representante do espaço. Assim como Dialga,  ele manipula, cria e cuida do espaço do universo Pokémon, seu golpe, "Ruptura espacial/Rachadura espacial", que acerta a todos os inimigos no local além de ter uma grande chance de dar Critical, visto que ele tem controle do espaço em que será atingido, também não faz feio em dar a idéia de qual seu poder. Seu nome vem de uma variação Japonesa de Pearl/Pérola. Que é a pedra que o representa e representa seu jogo. Alguns teorizam que ele e Dialga seriam baseados na lenda de Izanami e Izanagi, dois deuses japoneses que construiram um uma ilha com uma lança, fizeram um pilar e desse pilar construiram as ilhas do Japão. 

 Inclusive, baseado nisso, o estágio em Super Smash Bros. Brawl de Dialga e Palkia se chama Spear Pillar! (Pilar da Lança)

 Palkia é um Pokémon muito legal com um conceito igualmente interessante, gosto dele ser bípede, faz um contraste bom com o resto do Trio, e o design de suas "asas" e suas garras em especial me chamam muita atenção, mas acabou sendo um pouco abafado pelo tanto que adorei Dialga, e por isso não pude apreciar tanto o mesmo, sem contar que um dinossauro que controla o espaço não chega a ser tão legal quanto um que controla o tempo. Além de seu tipo não fazer muito sentido pra mim, Água e Dragão? Jurei que era Dragão e Psíquico até ver a Dex dele!

3 - Giratina

 E por último, Giratina, o terceiro membro do trio, representante da anti-matéria, o filho rebelde da turma. Seu poder é de poder viajar entre dimensões, ignorando espaço e tempo, quando está em sua forma original, uma forma que parece uma cobra/dragão voador, do qual só pode estar quando se encontra em seu lar, o Mundo Reverso, ou quando está usando uma Griseous Orb. Sem essa Orb, Giratina retornará a sua forma alterada devido a mudança na gravidade. 

Altered Form de Giratina.
 Giratina também é muito visto em espelhos/lagos, visto que reflexões abordam todo o conceito do mundo Reverso, por onde Giratina viaja. É dito que Arceus deixou Giratina no mundo Reverso devido a sua grande tendência a violência. Em esperança de que algum dia, algo ou alguém, possa o mudar.

 Seu golpe Signature é Shadow Force, onde ele se transporta para o Reverse World, e aparece novamente atrás de seu oponente o atacando. Também complementando seu tipo Fantasma secundário!

 Seu nome deriva de "Girare", termo italiano para alguém que anda por ai, sem rumo, como Giratina faz e Platinum/Platina. O nome da versão de seu jogo!

 Uma mistura de centopéia com dragão normalmente não daria muito certo, mas aqui até que deu,  gosto do seu tipo e seu jeito amedrontador, o que faz todo o sentido com sua história.

 Depois desse trio da criação, Arceus decidiu criar emoções, pensamentos e ações, e por esse motivo, criou o conhecido "Trio do Lago", ou carinhosamente apelidado por fãs Nintendistas de "Trio Triforce". O trio é formado por:

Da esquerda para a direita. Uxie, Mesprit e Azelf.
 Mesprit, Uxie e Azelf
 São conhecidos por serem os Pokémons da emoção, tendo seu apelido de "Trio do Lago" por serem encontrados nos 3 grandes lagos de Sinnoh. Apelidado de Trio Triforce por cada um simbolizar, respectivamente, Conhecimento, Emoção, e Força de Vontade.
 Mesprit
 Mesprit é conhecido por ser o Pokémon da emoção, ele é o lider do trio e por ser bastante ativo, é o mais dificil de capturar dos 3. Seu papel foi de criar as emoções tanto de Pokémons como de humanos. 

 Seu nome se origina da cor Magenta misturado com "Spirit" ou "Sprite". É dito que qualquer humano que o toque terá suas emoções drenadas, e apesar de ser calmo, ainda é um pouco sapeca. Mesprit pode se teleportar, e sair de seu corpo sem morrer e voltar a vontade própia. Também há uma pequena referência com o começo de seu nome, indicando o "Me" como "Eu" que se juntará com seus 2 irmãos.  Mesprit é de longe meu favorito dos 3 por ser o mais fofo, e ter uma cara de "palhaço" que combina muito com a personalidade brincalhona dele.

Uxie

 Uxie, o Pokémon do conhecimento, o mais calmo e dorminhoco dos irmãos, conhecido por ser calmo e o mais focado em seus poderes psíquicos. Criou todo o conhecimento do universo Pokémon, e tem a habilidade de criar ilusões para se proteger. 
  
 Uxie se origina de "Yukusaki", que simboliza futuro, e Pixie. Também tem uma pequena referência no termo "U" que se pronuncia da mesma forma que "You", ou seja, "Você." Uxie tem um jeito dorminhoco que sempre dá pontos no quesito da fofura, porém nunca consegui usar ele de uma maneira boa, por isso acabou sendo o terceiro em preferência.

 Azelf
 E por último, Azelf, o Pokémon da força de vontade. Ele criou a força de vontade de humanos e Pokémons, e tem a habilidade de controlar a vontade de qualquer ser que o deseja. Se algum humano o assustar, ele pode tirar toda a força de vontade da pessoa, fazendo-o ficar parado para toda a eternidade.

 Seu nome se origina de "Azul" e "Elf", E também, novamente, pode ser formado por "Az", uma corrupção de "Us" que significa "Nós". Assim formando o Trio "Eu" "Você" "Nós".

 Azelf é um Pokémon muito bonito e parece ser o mediador entre o preguiçoso e o bagunceiro do irmãos, dando estabilidade ao trio.

 Após esses trios, pulemos para o trio da vida e morte, energia e destruição, o Trio XYZ, como é conhecido até agora.

  O trio conhecido por suas iniciais, e até seus formatos que lembram suas letras!
 Xerneas

 O Pokémon da vida. Conhecido por dar vida a florestas e Pokémons, Xerneas tem o poder de dividir vida eterna, o que ocorre quando seus chifres brilham em 7 cores diferentes. Quando está prestes a morrer, Xerneas libera toda a sua energia de vida para criaturas em volta, formando uma árvore em sua volta e dormindo por 1000 anos até que possa renascer. Por esse ato de bondade antes de sua morte, Xerneas é considerado um Pokémon benevolente e bondoso para com outros pokémons! 

 Seu  nome se deriva da letra X e Cervus, vindo de Cervo, sua espécie de base. Xerneas foi marcado por ser o primeiro lendário a ser do tipo Fairy até então. Seu golpe Signature é Geomancy, que usa todo o poder de vida de Xerneas para aumentar seu poder imensamente.

Yveltal

 Yveltal é o Pokémon da destruição e tem o poder de absorver energia de qualquer coisa viva. Florestas, humanos, Pokémons, etc. Assim como Xerneas, ao chegar no fim de sua vida, Yveltal libera toda sua energia, absorvendo a vida de tudo que há em sua volta, e se prende num casulo para um sono de 1000 anos.
 Seu golpe se chama Oblivion Wing, e ele usa suas asas para absorver a energia de vida de oponentes para si, e seu nome se baseia em Talon, um tipo de pássaro, Y, sua inicial, e Yvel, que seria uma corrupção de "Evil", ou seja, "Mal".
Zygarde

 Zygarde é conhecido como o Pokémon da Ordem. Sua habilidade é de monitorar com cada um de seus "olhos" o ecosistema, e se o sistema acabar caindo, Zygarde surge para mostrar seu poder e arrumar toda a bagunça. É o guardião de Yveltal e Xerneas, e os impede caso haja alguma briga entre os dois. Zygarde observa todos que destroem o ecosistema em sua caverna, esperando para poder mostrar seu poder.

 Seu nome vem da letra Z, como esperado, e da palavra "Zygote" Grego para "Unidos" e "Garde", francês para guarda.

 Após essas criações, só havia mais um Pokémon principal que Arceus precisava fazer: Um banco de DNA para todos os Pokémons criados até ali.

 E então nasceu um dos mais conhecidos Pokémons: Mew!
Eu sou adorável e eu SEI que você quer me abraçar.
  Mew
 Mew nada mais é do que uma grande gaveta contendo todo o material genético de todos os Pokémons existentes, um dos motivos para o qual ele pode se transformar em qualquer Pokémon que ver, mesmo que nem ele saiba. Mew é travesso, e é baseado numa mistura de um gato com um feto, até seu nome vem do som que um gato faz. "Mew". Simbolizando seu objetivo no mundo como lendário. Mew pode ficar invisível a vontade, levando cientistas a acreditarem que ele é uma miragem ou só um mito. Mew é o ancestral em comum de cada Pokémon já inventado.

 Mew pode aprender todos os golpes conhecidos por TM ou HM, o que reforça ainda mais a idéia de ser um Pokémon com todo o acervo genético do universo Pokémon, por isso, ele é procurado por vários cientistas e pesquisadores do universo Pokémon, em busca de seu DNA. Levando a criação de um dos lendários que falarei mais a frente, e também levando a criação dos populares Dittos.

 Sim, os Dittos! Alguns teorizam que Dittos foram resultado de tentativas de clonagem de Mew, por isso Ditto pode também se transformar em qualquer Pokémon que observar, sem falhas. Porém, só temporáriamente, e se tentar copiar sem ver, irá falhar.

 Sensacional!

 Eu amo Mew, você ama o Mew, até seu avô que foi pra guerra gosta do Mew. Foi um dos primeiros lendários que pudemos conhecer e ver graças ao primeiro filme de Pokémon, e para os fãs do game, pudemos conhecer mais sobre ele ao longo dos jogos, gosto bastante da idéia de ter um Pokémon que possa se transformar em qualquer um

 Bom, por hoje é só, mas semana que vem temos a segunda parte dos Lendários de Pokémon! Até a próxima pessoal.
 See ya! o/

Um comentário:

  1. Foda, adoro Pokémon e gosto do Palkia, se quiser me dar um q. Alias, Red, vc devia investir em vídeos, vc escreve bem e com uma edição simples, colocando imagens na tela, vc iria se destacar cara.

    Faz um canal assim, de curiosidades. :3

    ResponderExcluir